Pensando em fazer uma publicação on-line, fui procurar similares e ver o que há de interessante por aí.

Ví que a maioria dos livros disponíveis, estão em formato pdf, o que traz muitas vantagens: possibilidade de impressão, de seleção de texto, em alguns casos, até de ajuste de fonte. O peso do arquivo pode ser bem compactado e existem vários vizualisadores. Entretanto ele não parece ter muito carisma. Ler um livro é uma experiência diferente de ler um documento. Se eu fosse fazer um livro específicamente para a internet eu exploraria a fundo as particularidades dessa, mas como a intenção é fazer algo híbrido, que transite pelas duas mídias, a simulação me pareceu bem interessante.

Pesquisei alguns exemplos de flipbooks, e até fiz uma pequena enquete com autores dessas publicações. Na maioria, essas publicações são e-magazines, ou seja revistas. Na maioria com pouco texto e mais imagens. Espero que a leitura extensa não fique prejudicada, mas assim mesmo resolvi fazer uma aposta.

Simular a leitura de um livro pode pescar alguns internautas apenas pelo lúdico da coisa, mas mais interessante que isto, é poder aproveitar a aparente familiaridade do ato de virar páginas para provocar surpresa, fazendo o leitor lembrar-se de repente que isto não é um livro físico.

Isto não é um cachimbo

Aqui você tem duas opções: baixar o livro para seu computador ou ler diretamente no site. Baixando o livro, permita que o programa acesse à internet para que os links funcionem. Lendo on-line, desbolqueie os pop-ups deste site.


Baixar o livro (desIgn.exe,23mb)
Ler no site

Vasculhe o texto. Há cerca de 200 links escondidos nas páginas. Foram todos escolhidos à dedo, para aumentar a compreensão/discussão dos temas abordados.

e-book feito com ajuda da Megazine v3.